25 de agosto de 2012

#17 - Tutorial DS 160

Gentem, quando eu fui começar a preencher esse bendito DS eu não tinha ideia de como fazia, não é difícil, mas eu nunca tinha feito, então recorri ao meu anjo da guarda Cristiane para me ajudar ela foi tão boazinha em ler minhas perguntas ridículas e me ajudou em tudo que era possível. Então resolvi criar esse post para ensinar detalhadamente como preencher esse DS 160, lembrando que a maior parte das dicas quem me deu foi a Cris, então parte do crédito é dela.
Para quem não sabe o DS 160 é um formulário online para a solicitação do visto, e é a partir dele que você pode agendar seu visto ;) Vamos conferir?

#1 - Acesse essa página do DS 160 aqui.
#2 - Escolha o país e a cidade que você vai tirar o visto, no caso do Brasil, temos essas com pontinhos vermelhos disponíveis:

No meu caso, vou tirar no Rio de Janeiro porque tenho uma amiga lá e ela irá me abrigar :) Então fica mais fácil do que ir para São Paulo, como a maioria das pessoas.
#3 - Clique em Start an Application

#4 - Vai aparecer uma tela com alguns termos e com uma pergunta de segurança, a primeira é a mais fácil e é a melhor, é só colocar o nome da vovó :) e clicar em continue.


Quinto passo - Você vai começar a preencher o ''Personal Information" que é divido em dois blocos. Na imagem abaixo você preenche primeiro o seu sobrenome, ex: SILVA OLIVEIRA, e depois seu nome, ex: CARINA. A outra questão é para quem tem nomes tipo japonês ou chinês em que a escrita é diferente, sacou? Então você clica em: does not apply.


#5 - A primeira questão é para saber se você usa outros tipos de nomes, normalmente aqui no Brasil nós não usamos diferentes nome. A próxima é se você tem um código para o seu nome, como na pergunta anterior, aqui no Brasil é incomum esse tipo de coisa. A próxima é o seu sexo (masculino/ feminino) [auto-explicativo], depois seu estado civil, que no caso das au-pairs tem que ser single e a sua data de nascimento.

#6 - Selecione sua cidade, estado e país - de onde você nasceu/vive -


#7 - Selecione sua nacionalidade [brazil]. Se você tiver outra nacionalidade, assinale o sim, mas como eu sei que a maioria de nós não temos, então já coloquei em vermelho ali que não. O Social Security Number é só pra quem já esteve no EUA e fez lá, quem tá indo pela primeira vez ou nunca chegou a fazer, assinale Does Not Appy.

#8 - Essa parte é moleza, adicione seu endereço, cidade, estado, cep e país. Lembrando que na hora de escrever o endereço nos EUA eles começam pelo nº depois a rua e depois tem que por o ST (street) ou AV (avenue), porém se você vai por o endereço seu aqui do BR então é normal, como nós escrevemos mesmo (dica da agente). E depois assinale sim se esse é o mesmo endereço de correspondência, se não for assinale não e coloque seu endereço de correspondência. Depois coloque seu telefone primário, eu coloquei meu celular, no secundário coloquei o de casa e o do trabalho, coloquei o do trabalho, para as meninas que não trabalham, cliquem em Does not apply. E logo após o seu e-mail pessoal :)


#9 - Informações do passaporte: é regular. Depois é só colocar o número do passaporte e deixar o ''Passaport book number" em branco (Does not apply). Selecione o país onde tirou o passaporte, no caso de nós au-pairs, no Brazil né ;) Colocar a cidade e o estado onde foi feito o passaporte e a data em que você fez e a data de validade. Se você já perdeu o passaporte, tem que notificar, mas acho que a maioria das pessoas não perderam, então coloquei que não.

#10 - Essas são informações do visto, no caso de nós au-pairs somos o J1, confira tudo marcadinho em vermelho aqui em baixo. Coloque a data que a sua família selecionou para embarque e quanto tempo pretende ficar lá. Depois tem que colocar quem é que está pagando pelo seu intercâmbio, mas como diz minha amiga Cris "Quanto mais rico, melhor", então faça sua escolha :)

#11 - Aqui você coloca o endereço da sua família no U.S. que está completinho no aupairrom e para as meninas que não são da APC acredito que estejam no app delas também. 

#12 - Alguém vai viajar com você au-pair? NÃAAAAAAAO!

#13 - Você já esteve nos Estados Unidos? Acredito que a maioria que procura por um tutorial de DS 160 como esse é porque nunca esteve, então a resposta é não e não para obtenção do visto. Se você já teve o visto negado, deve assinalar, porém, como eu disse, quem está procurando por esse tipo de tutorial é porque nunca preencheu o DS. E a última pergunta é SEM COMENTÁRIOS!

#14 - Seu contato nos EUA. Você coloca os nomes das pessoas (no caso os hosts) e também coloca o nome da organização, lembre-se que uma vez colocado ''do not apply'' não tem mais como colocar os dois, pq sempre q vc 'desclicar' um o outro clica automático, então acerte de primeira, haha, e é o employer na questão abaixo :)

#15 - Endereço dos seus hosts, cidade, estado, cep, telefone e e-mail :)

#16 - Informações da família, nome dos pais, data de nascimento e se eles estão nos EUA. Logo abaixo, se você tem alguém que conhece nos EUA. Relatives or not.

#17 -  O que você faz da vida? No meu caso, não achei minha profissão e coloquei others.


#18 - Se você colocou other também, vai ter que falar o que others é esse, haha, especificar onde você trabalha e quais são os seus deveres. Acredito que quem já tenha a profissão na imagem ali em cima, deve ser bem similar, falar sobre o trabalho e os deveres :)


#19 - Você já trabalhou antes? Eu não, mas coloquei ai só pra vocês verem como são as informações que tem que preencher. Tem que por o que você fazia, nome da empresa, endereço da empresa onde trabalha, cidade, estado, país, cep, nome do supervisor, colocar quanto tempo ficou no serviço e os seus deveres.


#20 - Isso aqui é maior furada, assinalem tudo não, haha, eles perguntam coisas absurdas como se você já sequestrou alguém, participou de tráficos, lavagem de dinheiro, se é terrorista e muito mais.




#21 - Essa parte você tem que adicionar duas pessoas do seu país que vão confirmar que você está capacitado para estudar e blá blá, eu só coloquei a imagem de um, porque o outro é igual, então... PS: Não pode colocar Parentes.


#22 - Aqui você tem que por o número do SEVIS ID que a agência te fornece e o número do programa, que a agência também te fornece, antes mesmo de chegar a papelada. Depois tem que colocar se vai estudar nos EUA, a resposta de nós au-pairs é que sim. Porém se ainda não tiverem escolhido a escola de vocês vão no aupairrom e pega o endereço da escola que eles estão indicando e coloca ai, só não esquece de confirmar na hora da entrevista se eles perguntarem se não é furada.


Depois que consegui passar dessa parte, eu esqueci de tirar print, mas a próxima parte é só foto. Tira com webcam mesmo, num fundo branco, eu tirei atrás da geladeira ahsuahushauhsa e depois cortei do jeito que tava pedindo e foi aprovada minha fotinha de primeira, haha. E ai é só confirmar (dar o submit) e imprimir a página de confirmação. Minha agente disse pra mim, que o melhor é imprimir em uma impressora a laser ok? Então eu fui na dela e deu tudo certo ;) haha, aliás, ela que imprimiu pra mim... linda Janira :)
                    Espero ter ajudado vocês seus lindos !!!

Bye Bye

5 comentários:

  1. Que linda!!! Nossa ficou MUITO BOM o tutorial!!! Serio mesmo...arrasou!!!!!
    Que bom que te ajudei =D

    Bjocaaaaaaaaaaas e continue escrevendo essa sua aventura nos EUA =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaah obrigada Criss :)
      deu maior trabalho, mas valeu a pena !
      hahahaha beeijos

      Excluir
  2. oi flor! e para agendar a entrevista? como faz?

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaa!!
    ADOREI! vai me ajudar muitooo!!
    valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Oii, você colocou que não trabalha e na parte da renda? Colocou Does not apply? ou colocou a renda da família!!!

    ResponderExcluir